Ainda este ano: Niassa poderá ligar mais de 25 mil consumidores de energia eléctrica

Vista parcial da SE Marrupa
Seg, 24/02/2020 - 21:30

A Electricidade de Moçambique vai ligar, ainda este ano, na província do Niassa, mais de 25 mil novos consumidores de energia eléctrica. Para o efeito, a EDM terminou com sucesso o projecto que visa aumentar a capacidade de fornecimento da corrente eléctrica nesta província. Trata-se de um projecto desenvolvido pela Electricidade de Moçambique, E.P. que visa expandir a Rede Eléctrica Nacional e aumentar cada vez mais o acesso à energia eléctrica a mais moçambicanos, no âmbito do PROGRAMA ENERGIA PARA TODOS, lançado em 2018, pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

O projecto consistiu na construção de uma linha de transporte de energia com cerca de 240 km de extensão de Cuamba para Marrupa a 110 kV, expansão da Subestação de Cuamba e a construção de uma nova subestação na sede do distrito de Marrupa. Para além da expansão da rede, o projecto vai garantir a estabilidade e qualidade de fornecimento de energia eléctrica na província do Niassa e permitir a electrificação de mais postos administrativos.

A implementação do projecto, que durou cerca de 24 meses, compreendeu também a construção de 277 km de linhas de Média Tensão de 33 kV; construção de 197 km de linha de distribuição de Baixa-Tensão; montagem de 179 Postos de Transformação (PT) 33/0.4kV; montagem de 4500 Candeeiros de Iluminação Pública.

Segundo o Eng. Heber Janeiro, coordenador do projecto, estão em curso obras de construção de linhas de baixa tensão que visam alimentar os postos administrativos de Mussa, Chala, Macaloge, Itepele Meponda, Lussanhando, Cholue, Etarara e Titimane, na província do Niassa. Janeiro revelou ainda que as obras em curso incluem também a extensão de linhas para os distritos que, embora estejam ligados à Rede Eléctrica Nacional, estão a ser abrangidos pelo projecto para garantir fiabilidade e redundância.

A conclusão deste empreendimento permite também que a EDM acelere e estenda a electrificação a várias zonas, ou localidades que ainda não se beneficiam de energia eléctrica.

O projecto, que foi financiado pelos Banco Islâmico para o Desenvolvimento Internacional (BID), Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), FUNDO DO KUWAIT, Fundo de Desenvolvimento Saudita, Fundo da OPEC e Governo de Moçambique, no valor global de 54.550.000 USD, irá também expandir e melhorar as redes de distribuição de Balama e Namuno, na província de Cabo Delgado, e garantir o uso de mão-de-obra local (436 trabalhadores).

Atalhos