REDE ELÉTRICA DE EDM CHEGA A NAMAPONDA

Sat, 02/04/2022 - 18:00

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje, dia 02 de Abril de 2022, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo (PA) de Namaponda, no Distrito de Angoche, Província de Nampula, constituindo, assim, o 50º Posto Administrativo electrificado, dos 70 existentes naquele ponto do País.

Na ocasião, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, frisou que o projecto é prova do esforço do Governo na expansão de infra-estruturas sócio-económicas com o objectivo de alavancar a capacidade produtiva e levar o bem-estar ao povo, com maior enfoque para as zonas rurais.

“A chegada de energia ao Posto Administrativo de Namaponda significa a materialização de um dos nossos objectivos, designadamente, a construção de infra-estruturas que estimulam as actividades produtivas, geração de emprego e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, enfatizou o Chefe de Estado, acrescentado ainda que “temos vindo a sublinhar que este tipo de investimento potencia a agropecuária, pesca, turismo entre outras actividades que acrescentam valor, com impacto directo na industrialização, comercio e consequente criação de trabalho para os jovens”.

A Rede Eléctrica de Namaponda contempla 25 km de Rede de Média Tensão a 33 kV; 10 km de Rede de Baixa Tensão; 05 Postos de Transformação (PTs) de 100KVA/33/0,4VA e 150 Candeeiros de Iluminaçao Pública.

O empreendimento permitiu, numa primeira fase, a ligação de 533 novas instalações, incluindo as infra-estruturas dos serviços administrativos e sociais, tais como uma escolas primária, um posto de saúde, serviços administravos, 2 moageiras semi-industriais e estabelecimentos comerciais, estando em curso a ligação de mais instalações domésticas.

O Presidente da República apelou ainda à população de Namaponda, para abster-se dos actos de vandalização da rede eléctrica. “Vamos todos liderar esta luta, denunciando estes e outros actos que atrasam o nosso trabalho de levar energia para os nossos irmãos, em várias partes do País, que tão ansiosamente esperam pelos benefícios inerentes ao seu uso. De forma particular, as nossas lideranças comunitárias deverão assumir o seu papel de vanguarda nesta batalha”, disse Filipe Nyusi.

Shortcuts