PR INAUGURA PRIMEIRA CENTRAL SOLAR COM SISTEMA BATERIAS NO PAÍS

Thu, 14/09/2023 - 16:15 to Thu, 22/08/2024 - 12:15

O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na tarde do dia 14 de Setembro de 2023, a Central Eléctrica de Tetereane, a  primeira infra-estruturas de Energias limpas Renováveis que inclui um Sistema de Armazenamento de Energia em baterias de 6 MegaWatts/Hora (MWh).

 

Localizada no Distrito de Cuamba, na Província de Niassa, a referida Central Solar vai garantir a estabilidade e qualidade de fornecimento de energia eléctrica à aquela província e à Região Norte do País.

 

De acordo com o PR, “a implementação de Centrais de Energias Renováveis constitui uma busca incessante do nosso Governo em soluções tecnicamente viáveis, financeira e ambientalmente sustentáveis, cuja contribuição terá impacto no alcance da meta o Acesso Universal à energia eléctrica a todos os Moçambicanos, até 2030”.

 

“Estamos, também, cientes e convictos da importância das Energias Renováveis no desenvolvimento do tecido sócio-económico do nosso País, na medida em que potenciam o aumento do uso produtivo de energia, a geração de rendimentos e a criação de novos postos de trabalho, sobretudo nas zonas rurais, a fim de melhorar o bem-estar total da população moçambicana”, enfatizou ainda o Chefe de Estado.

 

Na mesma ocasião, o Presidente da Républica Filipe Jacinto Nyusi apelou à população do Distrito de Cuamba para continuar a garantir a vigilância comunitária com vista a combater a vandalização daquela Infra-estrutura e outros  equipamentos eléctricos da Provincia de Niassa.

 

A nova Central Solar de Tetereane tem a capacidade de geração de 15 MegaWatts (MW) e é a terceira central do País, depois das centrais solares de Mocuba e Metoro.

 

O Projecto da Central Solar de Tetereane resulta do investimentos da Globeleq, da Source Energia e da Electricidade de Moçambique, E. P. (EDM), uma parceria público-privada que demonstra a elevada confiança dos investidores internacionais no Sector Empresarial do Estado e na economia moçambicana.

 

O projecto é orçado em cerca de 36 milhões de dólares norte-americanos, prevendo-se a alocação de um por cento (1%) das suas receitas, de aproximadamente 2.553.255 (Dois milhões, quinhentos e cinquenta e três mil, e duzentos e cinquenta e cinco Meticais) por ano, para apoiar o desenvolvimento do Município de Cuamba.

Shortcuts